Atuação em Campo de Refugiados

JÁ REALIZADA

Uma das regiões mais encantadoras do planeta, berço da humanidade e um povo extremamente hospitaleiro, ao longo de sua história o Oriente Médio sempre foi uma grande referência mundial. Uma grande área estratégica e centro econômico, político, cultural e religiosamente sensível. Nos últimos anos, guerras como a do Iraque e da Síria colocaram a região constantemente nos noticiários do mundo todo.

Esses conflitos vêm causando uma grande crise humanitária, cidades inteiras foram dizimadas, bombardeios são freqüentes e milhares de civis são atingidos diretamente e precisam deixar seus lares em busca de paz. Um dos países mais marcantes da região é o Líbano. Pequeno geograficamente, com uma população marcada pela guerra civil, o país é reconhecido por acolher milhões de refugiados.

Um em cada quatro habitantes do Líbano é uma pessoa em situação de refúgio. Com a intensificação da atual guerra na Síria o fluxo de pessoas em busca de refúgio, em especial nos países vizinhos, como o Líbano, aumentou muito. Pela VV você poderá ajudar esses refugiados que são em grande parte sírios. Você vai atuar no Vale do Bekaa, na cidade de Zahle, um local lindo, no pé do Monte Líbano que faz fronteira com a Síria, e onde ficam os principais campos de refugiados do país. O número oficial é de mais 360 mil refugiados no vale, entretanto, acredita-se que cerca de 1 milhão de pessoas estejam refugiadas na região.

Nessa Semana VV a nossa equipe levantou junto com os nossos parceiros locais as maiores necessidades nesses campos de refugiados. A maioria, por estar em situação de refúgio, não tem acesso a saúde, educação e saneamento básico por morarem em campos, em tendas, muitas delas cedidas pela ONU.

Pensando nisso criamos uma viagem que em 9 dias faremos duas ações distintas, uma focada na saúde e outra focada na infraestrutura desses campos.

Informações: Líbano 2017

Semana VV / Líbano 2017

Formulário de inscrição