Semana VV / Jordânia 2018

Venha ajudar refugiados e beduínos com atendimento médico, educação e empoderamento!

Uma das regiões mais encantadoras do planeta, berço da humanidade e um povo extremamente hospitaleiro. Ao longo da história, o Oriente Médio sempre foi uma grande referência mundial. Uma grande área estratégica e centro econômico, político, cultural e religiosamente sensível. Nos últimos anos, guerras como a do Iraque e da Síria colocaram a região constantemente nos noticiários do mundo todo. Esses conflitos vêm causando uma grande crise humanitária, cidades inteiras foram dizimadas, bombardeios são frequentes e milhares de civis são atingidos diretamente e precisam deixar seus lares em busca de paz. Essa já é a maior crise de refugiados da história! Milhares de pessoas estão abandonando seus países em conflito e recebendo abrigo em países vizinhos, como a Jordânia e Líbano.

Um país encantador, considerado hoje um dos mais seguros do Oriente Médio. Lá você também poderá conhecer uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo, Petra. O país constantemente abre suas fronteiras para receber refugiados da Síria e Iraque, e hoje tem mais de três milhões de pessoas em situação de refúgio no país. É onde também tem o 2º maior campo de refugiados do mudo, Zaatari, no norte do país.

O primeiro local de atuação, Fuheis, fica a 30 minutos da capital, Amã e estima-se a presença de 9 mil refugiados, em sua maioria Iraquianos. Nossa ONG parceira já atua com 1.200 famílias, sendo         950 de Sírios mulçumanos e 250 Iraquianos cristãos.

O segundo local de atuação será no Sul do país junto aos Beduínos que vivem no deserto.  É um povo esquecido, que tem muita dificuldade no acesso à educação e saúde, por isso iremos também fazer atendimento médico e atividades educacionais com as crianças.

 

Quando?

DO DIA 10 A 19 DE FEVEREIRO DE 2018

A chegada na Jordânia deve ser dia 10 de fevereiro até as 20h no aeroporto internacional de Amã, capital do país. O voluntário pode escolher a passagem que vai viajar, desde que o vôo chegue até as 20h do dia 10 de fevereiro.

Impreterivelmente TODOS devem chegar no sábado 10 de fevereiro até as 20h.

O mesmo é válido para a volta que deve ser a saída na segunda 19 de fevereiro a qualquer horário.

Família Aziz: parceira da VV

Todo trabalho da VV é desenvolvido graças a parceria com a More Middle East que nos acolherá e dará todo suporte em nossas ações.

A ONG MAIS Oriente Médio (MORE Middle East), através de uma família de brasileiros (Família Aziz) e sua equipe de voluntários estrangeiros e árabes, atua no vilarejo com projetos de desenvolvimento comunitário que visam socorrer os milhares de refugiados. No momento, a organização tem mais de 250 famílias de refugiados iraquianos registradas em seus programas e mais de 650 famílias de refugiados sírios. Em sua maioria, os iraquianos, que fugiram da perseguição do Estado Islâmico no norte do país, são cristãos e os sírios, que escaparam da guerra violenta entre rebeldes, terroristas e governo por todo o país, são muçulmanos.

Na maioria das vezes, a única esperança para refugiados desta comunidade vem através do suporte dado pelos projetos realizados pela MAIS na região. O trabalho foi fundado e está a cargo de Homero e Débora Aziz, que coordenam as diferentes ações realizadas para socorrer os refugiados que são atendidos. O desenvolvimento de boa parte dos projetos só acontece graças ao apoio de voluntários vindos de diferentes partes do mundo, mas principalmente do Brasil. A Família Aziz atua em parceria com organizações internacionais como a Drop Inn da Irlanda do Norte, InContext Ministries da África do Sul e Nexus Mission da China, além de uma rede vasta de parceiros individuais, empresas e instituições religiosas.

Através do seu voluntariado, inúmeros refugiados serão apoiados e você poderá contribuir para o desenvolvimento dos projetos já realizados com crianças, jovens, mulheres e famílias, que perderam tudo e estão aguardando sem previsão de data imigrar para algum país do ocidente. Além disto, você poderá conhecer lugares belíssimos, pois a Jordânia possui alguns dos pontos turísticos e históricos mais ricos e famosos do Oriente Médio.

A Família Aziz é quem nos acolhe e garante toda segurança, alimentação e transporte local, além disso será ela que dará continuidade e apoio ao trabalho que iniciaremos nos locais atendidos.

A Atuação

Toda ação da VV é iniciada com a capacitação online através da nossa metodologia desenvolvida ao longo dos 3 anos de atuação, uma metodologia nossa em 5 passos para que a atuação em campo seja a mais eficiente e com maior impacto no tempo que permaneceremos no país. Os projetos em que atuaremos já são parceiros da VV e já têm anos de atuação. São centenas de pessoas ajudadas, resgatadas, formadas e salvas!

Os voluntários serão divididos em dois grupos: área da saúde, e área de educação e empoderamento feminino.

Para a área da saúde precisaremos de ginecologista, dentista, clínico geral, pediatra e psiquiatra para realizar os atendimentos com os refugiados em duas cidades diferentes.

Já para as crianças e jovens que frequentam a escola da família Aziz iremos levar atividades educacionais desenvolvidas pela Voluntária VV e pediatra Dra. Laura Feitosa. A Dra. Laura Feitosa criou essa cartilha e também com a ajuda e ideias de todos os voluntários envolvidos vamos acrescentar mais ações educacionais de acordo com as necessidades deles.

Além disso, iremos realizar atividades de artesanato trabalhando o empoderamento feminino com as mulheres refugiadas e também atendimento aos beduínos.

Atividades e cronograma

A VV fará uma capacitação online, via hangout, com os voluntários no mês de janeiro.

Será um treinamento sobre as atividades desenvolvidas, assim como capacitação através da metodologia VV.

JANEIRO capacitação online

10 A 19 FEVEREIRO: JORDÂNIA

A chegada na Jordânia deve ser dia 10 de fevereiro até as 20h no aeroporto internacional de Amã, capital do país. O voluntário pode escolher a passagem que vai viajar, desde que o vôo chegue até as 20h do dia 10 de fevereiro.

Impreterivelmente TODOS devem chegar no sábado 10 de fevereiro até as 20h.

O mesmo é válido para a volta que deve ser a saída na segunda 19 de fevereiro a qualquer horário.

Sábado 10: Chegada e recepção

Domingo 11: Atendimento e atividades de educação + empoderamento feminino refugiados

Segunda 12: Atendimento e atividades de educação + empoderamento feminino refugiados

Terça 13: Atendimento e atividades de educação + empoderamento feminino com refugiados

Quarta 14: Viagem para o sul do País na região de Wadirum e Petra

Quinta 15: Atendimento médico e atividades de educação com crianças beduínas

Sexta 16: Atendimento médico e atividades de educação com crianças beduínas

Sábado 17: Atividade turística cobrada a parte: Petra  (patrimônio histórico e 7 maravilha do mundo) e mar morto

Domingo 18: volta

Segunda 19: Partida para o Brasil

OBS: por ser um país onde a demanda é instável esse cronograma pode variar e podemos modificá-lo a qualquer momento durante a viagem, tudo adaptado a necessidade local e acordado com todos os voluntários.

Nosso time – a equipe que vai acompanhar

Paula Leonel: é a nossa responsável comercial, formada em Comércio Exterior, e morou também no Canadá tendo uma atuação internacional. Já foi voluntária em diversos projetos no Brasil e passou 2 meses como voluntária em uma favela na África do Sul. Foi também responsável por liderar a nossa Missão VV BH.

Talita Correa: é médica, formada pela UNOESTE, no Brasil atua como médica em setor de urgência e emergência. Sempre curiosa e apaixonada por conhecer novos lugares e outras culturas, morou no Canadá, durante o período que a guerra da Síria teve início. Por lá fez muitos amigos que estavam saindo do país em guerra para buscarem segurança no Canadá. Desde então a questão dos refugiados tornou-se uma causa de preocupação pessoal para ela.  Recentemente foi voluntária em projetos no sertão do Piauí e Pernambuco, Líbano, Jordânia e Índia.

Hospedagem

Será em quartos compartilhados com banheiro compartilhado por sexo. Três refeições diárias estão incluídas. Toda hospedagem é em local seguro, limpo e com wifi.

O que está incluído

– Material a ser utilizado durante as atividades empoderamento e educação e parte do material da saúde

– Pick Up Ida e volta do aeroporto

– Transporte em todos os dias para as atividades

– Responsável VV acompanhando

– Médica Talita Correa acompanhando e organizando a equipe da saúde

– Hospedagem para os 9 dias em quarto compartilhado com banheiro e wi-fi

– Alimentação (Café da manhã, almoço e jantar)

– Duas camisas da VV(cada camisa recebida pelo voluntário uma é doada para algum projeto social apoiado pela HEVP): a camisa deve ser utilizada todos os dias, por medida de segurança.

– Auxílio da Equipe da VV

– Transporte Fuheis – Sul (ida e volta)

– Application form Jordânia

– Capacitação online via vídeo conferência

– Certificado de voluntariado

– Folheto VV com todas as instruções e informações sobre o local e projeto

– Livro sobre o Oriente Médio e Jordânia: Refugiados no Oriente Médio, Talita Ribeiro

– Taxas administrativas e governamentais

Por que pagar?

A taxa paga corresponde ao nosso serviço de curadoria das ONGs parceiras, de consultoria, os preparativos que realizamos referentes à sua experiência, nossa mediação junto às organizações, o suporte local, impostos, material, contato direto com nossa equipe,a taxa de emissão do certificado e uma doação que é definida de forma independente pelas próprias ONGs. Esta taxa ajuda a manter estas ONGs e seu trabalho de extrema importância e valor.

Nosso objetivo é continuar a enviar voluntários para experiências humanitárias em todo o mundo! E cada vez mais! São milhões e milhões de pessoas que vivem em situação de necessidades diversas espalhadas pelos cinco continentes, ficamos felizes que você seja parte daqueles que querem estender a mão e fazer uma diferença. Que esta seja a primeira de muitas experiências voluntárias suas com a VV!

Informações: Jordânia 2018

Período: 10 a 19 de Fevereiro de 2018

Idade: Mínimo 18 anos

Custos: Para novos clientes:
US$ 1.800,00 à vista ou parcelado no boleto (veja as condições com o time da VV)
US$ 2.270,00 em até 12 vezes no PagSeguro

PARA VOLUNTÁRIOS VV:
US$ 1.674,00 à vista ou parcelado no boleto (veja as condições com o time da VV)
US$ 2.111,00 em até 12 vezes no PagSeguro

Semana VV / Jordânia 2018

Formulário de inscrição


Campos obrigatórios *

Responda todas as perguntas abaixo: