Educação e esperança para mudar o Haiti!

VAGAS ENCERRADAS

O Haiti foi devastado pelo terremoto em 2010, desde então sofre para conseguir se reerguer. No que foi classificado como o maior terremoto na região em mais de 200 anos, mais de 3 milhões de pessoas foram afetadas, com cerca de 200 mil mortes, além de uma total devastação de toda a frágil infraestrutura do país.

Hoje, uma das melhores formas de ajudar o Haiti é investindo na educação do país. A VV, que já atua no país, trabalha em 3 orfanatos locais. O que se sabe hoje é que existe pelo menos mais de 750 orfanatos e que quase 80% das crianças que estão nessas instituições têm ao menos um dos pais vivos. O que ocorre é que muitas famílias, vivendo em pobreza extrema, o país tem o pior IDH da América, abandonam seus filhos por não terem condições de criar.

São três orfanatos que vamos atuar, dois na comunidade de Onaville, que é classificada pela ONU como o maior campo de deslocados internos (IDP – Internally Displaced Persons) do país, com uma população estimada em 250 mil habitantes e que se formou após o terremoto, e um da comunidade de Bom Repos, uma comunidade carente mas com melhor infraestrutura que Onaville.

O objetivo será o de levar atividades educacionais desenvolvidas por uma #VoluntáriaVV, a pediatra Dr. Laura Feitosa, para as crianças e os professores e profissionais que ficam nos orfanatos. As instituições são extremamente carentes, não fazem atividades e a maior parte do tempo as crianças ficam sem foco e sem fazer nada. Não praticam exercícios, não se alimentam corretamente, e tudo isso influencia no futuro que essas crianças terão. A Dra. Laura Feitosa criou essa cartilha e também com a ajuda e idéias de todos os voluntários envolvidos vamos acrescentar mais ações educacionais, além de levar suprimentos atuando com ajuda humanitária pontual de acordo com as necessidades deles.

Essa #SemanaVV é a oportunidade perfeita para viver uma experiência inesquecível, mudar a vida de uma comunidade e conhecer ajudando o país mais pobre da América, que precisa muito da sua ajuda. Em uma ação com a nossa ONG parceira, Viva Rio, que atua em Porto Príncipe identificamos a reais necessidades e montamos uma semana de atuação focada no desenvolvimento dessas crianças.

Quando?

DO DIA 12 A 21 DE JANEIRO DE 2018
Saída do Brasil dia 12 de janeiro e chegada 13 de janeiro até as 16h. O voluntário pode escolher a passagem que vai viajar, desde que o vôo chegue até as 16h do dia 13 de janeiro.
Impreterivelmente TODOS devem chegar no sábado 13 de janeiro até as 16h.

O mesmo é válido para a volta que deve ser a saída no domingo 21 de janeiro após as 12h.

Atividades e cronograma

A VV fará uma capacitação online, via hangout, com os voluntários no mês de dezembro.

Será um treinamento sobre as atividades desenvolvidas, assim como capacitação através da metodologia VV.

Dezembro: capacitação online

JANEIRO: HAITI

Sábado 13: Chegada, recepção e primeira reunião de revisão de atividades

Domingo 14: ida a Onaville para conhecimento da comunidade e divisão dos grupos

Segunda 15: atividade no Orfanato A

Terça 16: atividade no orfanato B

Quarta 17: atividade orfanato B

Quinta 18: atividade orfanato C

Sexta 19: atividade orfanato C

Sábado 20: atividade turística cobrada a parte e a critério do voluntário de decidir se tem interesse ou não. Será uma ida ao litoral nas praias do caribe do Haiti.

Domingo 21: volta

OBS: por ser um país onde a demanda é instável esse cronograma pode variar e podemos modificá-lo a qualquer momento durante a viagem, tudo adaptado a necessidade local e acordado com todos os voluntários.

O que está incluído no preço?

– Material a ser utilizado durante as atividades

– Pick Up Ida e volta do aeroporto

– Transporte em todos os dias para as atividades

– Responsável VV acompanhando

– Hospedagem para os 9 dias em quarto compartilhado com ar condicionado, banheiro individual por quarto e wi-fi

– Alimentação (Café da manhã, almoço e jantar)

– Duas camisas da VV(cada camisa recebida pelo voluntário uma é doada para algum projeto social apoiado pela HEVP): a camisa deve ser utilizada todos os dias de ação na comunidade, por medida de segurança.

– Auxílio da Equipe da VV

– Application Form Haiti

– Capacitação online via vídeo conferência

– Certificado de voluntariado

– Folheto VV com todas as instruções e informações sobre o local e projeto

– Livro sobre voluntariado: Do For Love, Leticia Mello

– Taxas administrativas e governamentais

Informações: Haiti 2018

Período: 09 dias - de 12 a 21 de janeiro

Idade: 18 anos

Custos: US$ 1.160,00 á vista OU US$ 1.460,00 em 12 vezes sem juros via PagSeguro

Semana VV / Haiti 2018

Formulário de inscrição