Trabalhar na distribuição de água, cuidar de lhamas e alpacas e reformar os telhados da população local!

JÁ REALIZADA

Chile é um país com uma cultura riquíssima e paisagens de tirar o fôlego, de praias até montanhas que chegam a 4.000 metros de altitude. Seu território divisa com três importantes países da América do Sul: Peru, Bolívia e Argentina. Um lugar com grande importância histórica por conta de todas as comunidades que habitam essas terras há séculos.

Na região de Tarapacá, ao norte do país, encontra-se a tribo Aymara, um povo indígena com tradições milenares e muito típicas da região. No entanto, ele vem sofrendo bastante com o esquecimento por parte da sociedade e pela perda dessas tradições, uma vez que os jovens, ao atingir a maioridade, mudam-se para as grandes cidades no intuito de procurar oportunidades de trabalho e melhores condições de vida.

O povo dos Andes recebe uma grande ajuda da nossa ONG parceira por meio do projeto +Água, que tem como objetivo dar apoio às pessoas que trabalham na parte da lavoura. O altiplano fica no Atacama, o deserto mais árido do mundo e, apesar de chover nessa parte alta, a água tem que abastecer toda a região desértica e também chegar nas cidades grandes.

O objetivo dessa Semana VV é apoiar o projeto +Água na comunidade andina, por meio da manutenção dos canais onde toda a água passa, auxiliando na limpeza e abertura de novos canais, que hoje é feito por uma equipe de menos de dez pessoas. Essa ajuda será de grande importância já que a água é uma necessidade básica para todo o povo, seja no uso dentro das casas ou na agricultura, forma com que ganham dinheiro. Eles a utilizam na produção do alimento das lhamas e alpacas, bem como para o plantio de milho, quinoa e batata, alimentos utilizados pelas famílias e para venda em outras comunidades.

Além disso, os Voluntários VV irão reformar os telhados das casas da população. Atualmente, todos os moradores dessa região são mais velhos e não tem condicionamento físico nem dinheiro para restaurar suas casas.  Logo depois que a Volunteer Vacations passar pelo Altiplano, começará a época de chuva, quando geralmente muitas casas alagam por não terem sido restauradas.

O Voluntário terá duas grandes funções nessa Semana, levar duas coisas que acreditamos ser essenciais para uma família: água e moradia. Precisamos de pessoas dispostas a ajudar nessas e em outras atividades, como o pastoreio de Lhamas e Alpacas, e na colheita de pasacana, fruto extraído do cacto. Necessitamos de voluntários que tenham interesse em conhecer uma cultura e povo completamente diferente do que somos acostumados por aqui e causar um grande impacto a longo prazo nesse lugar tão especial!

Quando?

Saída do Brasil dia 01 de setembro e chegada 02 de setembro até as 16h. O voluntário pode escolher a passagem que vai viajar, desde que o vôo chegue até as 16h do dia 02 de setembro.

Impreterivelmente TODOS devem chegar no sábado, 02 de setembro, até as 16h.

Volta, domingo 10 de setembro após as 11h.

 

A VV

A Volunteer Vacations pesquisou, conheceu, analisou, catalogou e fechou parcerias com algumas das mais relevantes ONGs do mundo para poder proporcionar a pessoas dos mais variados perfis uma experiência de curto prazo em uma organização de ajuda humanitária. Cuidamos de todo o planejamento, de toda a burocracia necessária e montamos junto com você uma experiência capaz de aliar diversão e a realização pessoal de colaborar com uma causa importante para o nosso planeta.

Uma excelente oportunidade de fazer uma viagem internacional, conhecer diferentes culturas, ter contato com algumas das grandes questões da humanidade e fazer a diferença por um mundo melhor. Tudo de acordo com seu gosto, aptidões e em total segurança.

Nosso time – a equipe que vai acompanhar

Gabriela Bardavid: É formada em Comunicação Social com Hab. Em Marketing pela ESPM-RJ, morou sete meses em Madrid (Espanha), trabalha há mais de um ano na VV e já foi voluntária inúmeras vezes no Rio de Janeiro, Sertão de Pernambuco, Ilha de Deus (Recife), Quênia e Israel, desde 2014.

Soraya Zorzal: Geógrafa, coordenadora de voluntariado na CNG. Trabalha com projetos de voluntariado há mais de três anos e foi voluntária na AIESEC por dois anos e meio. Realizou um intercâmbio voluntário por dois meses em uma agrícola em Sinaloa, Norte do México.

Diego Aranibar: Engenheiro ambiental, coordenador do projeto +Água, reconhecido legalmente como um cidadão Aymara. Trabalhava em uma mineradora antes de iniciar na CNG, mas com vontade de defender suas origens indígenas, buscou um trabalho no qual poderia trabalhar por seu povo.

 

Atividades e cronograma

Sábado 02 de setembro: Chegada, recepção dos voluntários, instalação no hostel e jantar de confraternização.

Domingo 03 de setembro: Café da manhã, subida a Colchane, recepção e reunião sobre atividades, almoço, reconhecimento local e jantar.

Segunda a Quinta: Café da manhã, atividades em terreno, almoço, atividades em terreno, jantar e atividades de confraternização.

Sexta 08 de setembro: Café da manhã, atividades em terreno, almoço, atividades em terreno, retorno a Iquique, jantar.

Sábado 09 de setembro: Atividades turísticas e jantar de despedida.

Domingo 10 de setembro: Retorno ao Brasil.

OBS: por ser um lugar onde a demanda é instável esse cronograma pode variar e podemos modificá-lo a qualquer momento durante a viagem, tudo adaptado a necessidade local e acordado com todos os voluntários.

Hospedagem

Será em quarto compartilhado com banheiro compartilhado. Três refeições diárias estão incluídas. Toda hospedagem é na casa de moradores do Altiplano.

Valores e o que está incluído

– Todo material a ser utilizado durante as atividades

– Pick Up Ida e volta aeroporto

– Transporte em todos os dias para as atividades

– Responsável da VV acompanhando (com todos seus gastos incluídos, desde passagem aérea, acomodação, alimentação…)

– 2 responsáveis da ONG acompanhando

– Hospedagem para os 9 dias em quarto compartilhado

– Alimentação (Café da manhã, almoço e jantar)

– 2 camisas da VV (cada camisa recebida pelo voluntário uma é doada para algum projeto social apoiado pela HEVP)

– Doação para ONG

– Auxílio da Equipe da VV

– Application form Chile

– Capacitação online via vídeo conferência

– Certificado de voluntariado

– Folheto VV com todas as instruções e informações sobre o local e projeto

– Livro sobre voluntariado: Do For Love, Leticia Mello

– Taxas administrativas e governamentais

Formas de Pagamento

US$ 1.267,00 à vista via boleto bancário

US$ 1.599,00 em 12x sem juros no cartão de crédito

Por que pagar?

A taxa paga corresponde ao nosso serviço de curadoria das ONGs parceiras, de consultoria, os preparativos que realizamos referentes à sua experiência, nossa mediação junto às organizações, o suporte local, impostos, material, contato direto com nossa equipe,a taxa de emissão do certificado e uma doação que é definida de forma independente pelas próprias ONGs. Esta taxa ajuda a manter estas ONGs e seu trabalho de extrema importância e valor.

Nosso objetivo é continuar a enviar voluntários para experiências humanitárias em todo o mundo! E cada vez mais! São milhões e milhões de pessoas que vivem em situação de necessidades diversas espalhadas pelos cinco continentes, ficamos felizes que você seja parte daqueles que querem estender a mão e fazer uma diferença. Que esta seja a primeira de muitas experiências voluntárias suas com a VV!

 

Informações: Chile 2017

Período: de 02/09/2017 a 09/09/2017

Idade: 18 anos (16 anos acompanhado de responsável)

Custos: A partir de U$1.297,00

Semana VV / Chile 2017

Formulário de inscrição