Missão VV / Sertão Piauí

Expedições com nossos parceiros para levar saúde e desenvolvimento ao Sertão

JÁ REALIZADA

A Volunteer Vacations uniu esforços com nossos parceiros para levar saúde e desenvolvimento a uma das regiões mais inóspitas do Brasil.

A Missão é realidade na cidade de Acauã, no Piauí, por anos foi a segunda mais pobre do Brasil segundo o IBGE, com cerca de 900 moradores na zona urbana e com forte traço de cultura quilombola, fato evidenciado e comprovado pelos 6.000 moradores espalhados entre 20 povoados e quilombos. Nos últimos dois anos a organização internacional Iris Global com sede em Moçambique aportou na cidade, referência em trabalhos de desenvolvimento humano e social na África e Ásia, a ONG de origem afro-americano desembarcou no Piauí e escolheu Acauã.

Em 2015 o Iris Piauí em parceria com outra organização brasileira, a MAIS especializada em projetos de desenvolvimento comunitário e micro-crédito em países como Haïti, Uganda e Burundi iniciaram juntas o seu primeiro Negócio Social na pequena cidade do semiárido sertanejo, sete meses depois nasceu a Boutique de Sonhos e que hoje empodera financeiramente diretamente 17 pessoas em situação de vulnerabilidade social, em um programa de economia criativa que através de uma simples mini-fábrica de brinquedos de madeira feito a mão, tem ajudado a interferir no IDH da cidade, em torno de R$ 2.000 per capita ao ano, fazendo uso da mais pura expressão cultural do Nordeste para ilustrar os brinquedos pisco-pedagógicos, o cordel.

Nessa parceria entre a Boutique de Sonhos e a Volunteer Vacations, durante alguns dias ajudamos a reformar a sede da Boutique para trazer melhores condições de trabalhões para esses artesãos e mergulhamos no universo do povo sertanejo do vale do Canindé. Mostramos aos nossos voluntários de perto o trabalho desenvolvido por nossos parceiros e aplicamos uma atividade lúdica criada pela VV e o voluntário para as crianças nas zonas mais extremas, no Quilombo do Batemaré, onde se chega somente de caminhonete tracionado após duas horas de estrada de terra sertão a dentro.

Informações: Sertão Piauí

Missão VV / Sertão Piauí

Formulário de inscrição