FAQ

Tudo que você queria saber sobre a VV e não tinha coragem de perguntar… 😉

 

O que é Volunteer Vacations?
A oportunidade fazer uma viagem de férias tradicional aliada a oportunidade de ajudar diretamente um projeto social de sua escolha.

E porque eu faria “férias voluntárias”?
O mundo está cada vez mais percebendo a importância e urgência de atuarmos em questões humanitárias, sociais e de sustentabilidade. Estudos recentes comprovaram os enormes benefícios do trabalho voluntário não só para quem recebe a ajuda mas para os próprios voluntários, também!

Por que escolher a VV?
Porque temos conhecimento específico de: turismo voluntário, destinos fora do padrão, roteiros de viagens de aventura, ajuda humanitária, projetos sociais e estabelecemos parcerias com as mais relevantes e confiáveis ONGs desse setor.

Mas eu tenho que pagar para ser voluntário?
Na verdade, o trabalho em si é voluntário (ou seja, de graça). A taxa paga corresponde ao nosso serviço de curadoria das ONGs parceiras, de consultoria, os preparativos que realizamos referentes a sua viagem, nossa mediação junto às organizações, o suporte local, contato direto com nossa equipe e uma doação que é definida de forma independente pelas próprias ONGs. Esta taxa ajuda a manter estas ONGs e seu trabalho de extrema importância e valor. Ah, e sua camisa Volunteer Vacations e o Book Guia de Viagens da VV!

Vem cá: é seguro, mesmo?
Sim. Tanto quanto qualquer outra viagem de férias nos moldes tradicionais. Nossas ONGs parceiras são mundialmente conhecidas por sua reputação e desenvolvem um programa que tem como uma de suas principais preocupações a segurança de seu corpo de voluntários internacionais. Que, no fim das contas, são também os seus embaixadores e de suas causas mundo a fora.

E como eu pago?
A gente usa o renomado e reconhecido sistema PagSeguro onde você pode escolher pagar por boleto ou cartão. Tudo bem claro e com total segurança como você pode ver AQUI.

Pra que ser voluntário no exterior?
Porque o mundo todo tem problemas e precisa de pessoas dispostas a ajudar. Sejam as crianças abandonadas no Haiti, as tartarugas ameaçadas de extinção da Costa Rica ou os órfãos da África. Acreditamos que toda forma de vida merece ser preservada, respeitada e cuidada, independente de nacionalidade, cor, religião, idade. “Faça o bem, não importa a quem.”

Mas se eu quiser posso ser voluntário no Brasil?
Claro, estamos baseados no Rio de Janeiro e temos estreitas relações com ONGs locais para atender o visitante com perfil humanitário. Vai lá na nossa página inicial e clique no mapa em Brasil. Ou clique logo aqui que é mais fácil.

Posso ser voluntário com um parente ou grupo de amigos?
Sim! E essa é uma das maneiras mais emocionantes e divertidas de viajar, conhecer culturas diferentes e se divertir fazendo uma diferença. Uma experiência para a vida toda!

Preciso de qualificações específicas para ser voluntário?
Não é necessária nenhuma formação específica para contribuir com sua boa vontade e força de trabalho voluntário. Mas procuramos,  junto com você, identificar e sugerir as opções que sejam mais adequadas ao seu perfil tornando a experiência melhor e mais proveitosa para todos envolvidos.

Fiquei apaixonado(a) pelo projeto que participei! Posso fazer uma doação para eles?
Até mais de uma! 🙂 Da forma mais transparente possível, facilitamos o canal entre você e a ONG de sua preferência, permitindo que se estreitem os laços, o acompanhamento e que sejam feitas doações dentro dos moldes desejados pelo voluntário e possibilitados pela organização.

Eu vou trabalhar com outros voluntários de outros países ou do Brasil?
Sim! É uma das partes mais interessantes da experiência. Fazer novos amigos, conhecer a cultura deles e criar laços para a vida toda durante uma experiência única e extremamente significante.

Eu preciso de Seguro de viagem para fazer minhas Volunteer Vactions?
Sim. Você pode escolher a agência de seguro de sua preferência ou pode fazer uma cotação com nossa agência parceira (Bruck Seguros).

Com quanto tempo de antecedência eu devo reservar e pagar a minha viagem?
Nós não temos um prazo para as inscrições e registros, mas o nosso conselho é que você reserve e pague a sua viagem assim que você tiver as suas datas definidas. Isso vai permitir que possamos lhe ajudar a melhor preparar a sua viagem ao exterior, colocá-lo em contato com os nossos parceiros locais, lhe enviar um documento informativo preparado por nós. As vagas em cada programa são limitadas, dependendo do destino e da ONG não é sempre que se tem a data que deseja. Quanto antes entrar em contato conosco melhor será, mas de modo geral recomendamos iniciar o planejamento da sua viagem dois meses antes.

Estava pensando em ficar hospedado na própria ONG para aproveitar mais a experiência. Mas como é a acomodação e a alimentação?
Cada ONG tem suas próprias especificações de acomodação e alimentação que são passadas em detalhe para o voluntário interessado.

Eu preciso saber falar a língua local? Meu suaíli (língua do Quênia) está meio enferrujado…
Cada destino e ONG tem suas necessidades específicas, mas geralmente o inglês é suficiente. Além, é claro, da linguagem universal da mímica e da boa vontade.

Além de trabalhar como voluntário eu poderei conhecer os pontos turísticos?
Claro! Faz parte da experiência. Diferente dos intercâmbios, a Volunteer Vacation é o casamento perfeito entre uma viagem tradicional para conhecer e desfrutar de uma cultura diferente e  a possibilidade de ajudar a fazer do mundo um lugar melhor.

Eu não sou brasileiro mas gostaria de trabalhar como voluntário no Brasil, é possível?
Yes, my friend. You can check our brazilian partners!

Eu preciso de visto para o país que vou viajar?
Depende. Cada país tem suas especificações diplomáticas que serão passadas para você por nossa equipe.

Qual a idade máxima e mínima para poder ser voluntário?
Todas as pessoas são bem vindas em todos os programas. A idade permitida depende do trabalho voluntário escolhido, mas para pessoas menores de 18 anos temos pacotes em grupo (a partir de duas pessoas) desde que sempre acompanhadas de um adulto.

Preciso tomar vacina?
Para alguns destinos, sim. Notificamos qual e em que casos ela se faz necessária.

O que eu vou fazer?
O que você quiser! Trabalho físico, intelectual, afetivo… Nossos parceiros precisam de ajuda nas mais diferentes áreas, mas ajudamos você a identificar a que estaria mais de acordo com seu perfil.

A VV vai continuar em contato comigo me mantendo informado sobre a organização que ajudei?
Mantemos contato constante com as nossas ONGs parceiras. Nosso blog está sempre sendo atualizado com novidades de nossos amigos humanitários de todo o mundo. Apresentamos updates frequentes e algumas das experiências mais legais do pessoal que participou de trabalhos voluntários mundo a fora.

O VV oferece algum certificado de voluntariado após a viagem?
Sim! Quando retornar de sua experiência como voluntário entregamos um certificado de bons serviços prestados à humanidade e ao planeta. 😉

Destinos