Haiti

Contribua para melhorar a qualidade em Canaan e Côte des Arcadins

Haiti é um dos países mais pobres das Américas e foco de diversas ações humanitárias da ONU ao longo dos tempos devido a sua condição. Em 2010, o Haiti foi atingido por um terremoto que praticamente colocou o país inteiro abaixo, fez mais de 150 mil vítimas e colocou o país em uma condição ainda mais calamitosa. Mais de 80% da população do Haiti vive na pobreza. E um dos grandes problemas desta população é a questão de água potável. Pelo menos 60% dos haitianos bebe água contaminada. Outro grande problema, principalmente com os últimos desastres, são as crianças vivendo em condições extremas. É triste, mas no Haiti educação é considerada um privilégio raro.

Como voluntário em uma ONG parceira da VV, você terá a experiência de realizar trabalho voluntário com os moradores de Canaan e de Côte des Arcadins, no Oeste do Haiti. Canaan fica na base de uma cadeia de montanhas localizada nas cercanias da região metropolitana de Porto Príncipe. A região tornou-se destino de grande fluxo migratório a partir do terremoto. Desde então, Cannaan tornou-se um dos maiores campos de desabrigados do mundo, além da terceira maior aglomeração populacional do Haiti, com mais de 200 mil habitantes. A região é marcada pela total ausência de serviços públicos, vulnerabilidade extrema, além de sérios problemas ambientais e de saneamento.

A ONG parceira da VV atua com  programas nas áreas de esportes, educação e meio ambiente. Lá é a casa do time de futebol Pérolas Negras, uma equipe de jovens jogadores sub-17, sub-15 e sub-12, selecionados por todo o país pela equipe técnica da ONG. A eles se juntam jovens que moram na região, incluindo Canaan, Bon Repos e Cité Soleil, a maior favela do país, localizada a menos de 20 minutos dali.

O Haiti é um excelente destino para aqueles que estarão interessados em impactar de forma positiva um dos países mais necessitados do cenário internacional nos dias de hoje.

Sobre o país

Idioma: Francês, Creole e Inglês;

Moeda: Gourde;

Outras informações: vacina contra a febre amarela e visto retirado no aeroporto.